Notas soltas...
Poucas coisas me têm feito reflectir tanto nos últimos tempos como a categorização do mundo político/ideológico em Esquerda e Direita. Por muito ultrapassados que estes conceitos sejam no mundo actual (ou melhor, no mundo real actual...), são no entanto conceitos que continuam a constituir perigosos atalhos mentais, não só no que diz respeito à categorização (ou melhor, rotulação) de ideias; como, o que é pior, para a perpetuação de intolerâncias, prepotências, estereotipagens, e segregações entre seres humanos, por mera e simples questão de paradigma político.
Simultaneamente, continuam a sustentar, e a dar imponderável justificação, a uma mentalidade dualista que está disposta a tolerar situações gritantes de corporativismo e de desonestidade activa, apenas por motivos político/partidários.
Preocupam-me bastante os efeitos que tais prisões mentais (e geralmente culturais...) podem ter nas populações, num mundo que, mais que nunca, precisa de debate e de honestidade intelectual para resolver os seus problemas.
Neste momento não tenho tempo para desenvolver o assunto, mas é algo que farei muito em breve..